Igrass - Blog - A) Riscos Na Compra De Imoveis No Brasil
BLOG
Riscos na aquisição do imóvel na planta
15/10/2017

A compra de imóvel na planta apresenta mais riscos do que a aquisição do imóvel pronto, por isso, a  IGRASS recomenda ao investidor que não tome nenhuma decisão por impulso no estande de uma incorporadora. “Podem ocorrer atrasos na obra, defeitos na construção, problemas estruturais, não cumprimento de promessas e, em caso de fraude ou se a construtora pedir falência, o comprador ainda corre de não ter o imóvel entregue.
“A aquisição de um imóvel na planta só sai mais barato em virtude dos riscos envolvidos”;  “o que se compra na verdade é a promessa de que a obra ficará pronta. Ao assinar o contrato de compra e venda, o comprador passa a compartilhar com a incorporadora a responsabilidade pela conclusão da obra.”       Por outro lado,  aquilo que o presidente do Sinduscom do Paraná indica,  que toda obra possui algo assim como um seguro,  em função do financiamento do banco;  não é real pelo fato que na prática o número de obras paradas e falidas em todo Brasil é muito grande.    Segundo nossa opinião  ( IGRASS )   este tipo de negócio é de alto risco desde que são muitas as pessoas e mutuários prejudicados em todo Brasil. 
Como não é possível prever se a construção do imóvel será perfeita ou se haverá atraso na obra ou,  ainda,  se construtora irá sofrer algum problema durante o empreendimento,  é melhor se precaver.      Nosso escritório  (IGRASS )    preparou algumas dicas para o mutuário não se arrepender mais tarde.
Essas dicas estão no manual “Compre imóveis sem correr riscos” neste mesmo Site;   entre no item  "Ofertas" .

Categoria: A) Riscos na compra de imóveis no Brasil



  
Como não cair em golpe ao comprar imóvel na planta
15/10/2017

Depois de fechar as portas sem dar explicações aos clientes e nem cumprir contratos, uma construtora de Sorocaba (SP) é investigada pela Polícia Civil por abandonar obras há quatro meses. Segundo o delegado responsável pelo caso, a dona da empresa alegou que passa por dificuldades financeiras e que está procurando fechar acordos com os compradores. Para não cair em golpes como esse, um especialista em direito imobiliário aconselha que é preciso seguir alguns passos antes de comprar um imóvel na planta.
"A primeira coisa é verificar se quem está oferecendo - a construtora ou incorporadora - é a dona desse imóvel", alerta o advogado Vinícius Camargo. Em seguida, ele diz que é importante conferir se a inscrição da empresa consta no registro de imóvel. "Isso é necessário, pois só pode vender a unidade se estiver no registro", explica.

Também é importante fazer uma pesquisa completa sobre a idoneidade da empresa, se responde a processos e conversar com outros clientes sobre o serviço prestado. Outra dica para evitar dor de cabeça é conferir o registro do corretor. "Procure o Creci para saber, porque se não for (credenciado), você já vai suspeitar disso também", afirma o diretor do Procon Sorocaba, Domingos Vieira Filho.

 

Categoria: A) Riscos na compra de imóveis no Brasil



  
Riscos na compra de terrenos
09/02/2017

Diferentemente do que algumas pessoas pensam,  não adianta tirar as certidões fundamentais no momento da compra.  Existem inúmeras situações que muitas vezes fogem ao controle da situação e terminam por implicar em sérias complicações que podem levar até a perda do imóvel.      

O comprador sempre terá que avaliar que cada tipo de imóvel possui sua específica  situação e características a serem analisadas. 

Por exemplo  na compra de um terreno,  além de todos os cuidados convencionais o comprador terá que proceder a certos resguardos específicos que normalmente não possuem certidões específicas.

 O fato do documento (escritura, contrato, etc) indicar uma determinada metragem,  não impede que essa metragem possa estar errada no local físico do imóvel;   dessa forma entende-se que no caso específico de “compra de terrenos urbanos”,  além dos cuidados normais,  e sempre necessário efetuar a medição do terreno e o cruzamento dessas informações   com as informações da Matrícula assim como as informações da prefeitura.       

Existem situações onde os compradores se cercam de todas as cautelas possíveis  e mesmo assim são ludibriados;  veja o caso a seguir . . .

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Categoria: A) Riscos na compra de imóveis no Brasil

Autor: igrass